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Adaptação Curricular: Caminho para uma Aprendizagem e Desenvolvimento Mais Eficientes
POSTADO POR META | 07/11/2024
A adaptação curricular é um processo que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais e necessidades específicas, tenham acesso a um ensino de qualidade e possam alcançar seu pleno desenvolvimento. Esse conceito está fundamentado em legislações nacionais e internacionais que defendem o direito à educação inclusiva, assegurando a participação equitativa dos alunos no ambiente escolar. A adaptação curricular envolve a modificação de objetivos, métodos, recursos e estratégias de ensino, de forma a atender às particularidades de cada estudante, especialmente daqueles que apresentam algum tipo de dificuldade ou transtorno de aprendizagem.
De acordo com Ylvisaker et al. (2005)1, a proposta curricular baseada na abordagem neuropsicológica deve ser voltada para o desenvolvimento integral dos alunos, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma integrada e funcional.
O objetivo principal é criar um ambiente de aprendizagem que leve em consideração a relação entre cognição, comportamento e ambiente. Isso significa que as atividades de ensino devem ser contextualizadas, ou seja, relacionadas ao cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e útil. A participação ativa dos alunos e intervenções integradas são fundamentais para ajudar no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e cognitivas.
O currículo deve ser estruturado para desenvolver habilidades práticas, como memória, atenção e organização, além de competências que podem ser aplicadas no dia a dia, em casa, na comunidade ou no trabalho. Ele também busca promover a aprendizagem social e emocional, ajudando os alunos a lidar com frustrações, resolver conflitos e melhorar a comunicação com os outros.
Os professores desempenham um papel importante na mediação do aprendizado, ajudando os alunos a refletirem sobre seus processos de pensamento e oferecendo apoio gradualmente, até que os estudantes possam atuar de forma independente. As adaptações podem incluir estratégias como ajustar o conteúdo programático para que seja compatível com o nível de entendimento e ritmo de aprendizado do aluno, adaptar atividades para que sejam acessíveis e significativas, utilizar materiais alternativos como recursos visuais e tecnologia assistiva, aplicar avaliações diferenciadas com formas variadas de demonstrar o conhecimento, oferecer apoio especializado com tutores ou professores auxiliares em situações específicas, proporcionar mais tempo para a realização de tarefas e avaliações e aplicar diferentes abordagens pedagógicas para garantir que cada criança possa aprender de forma eficaz.
As adaptações curriculares incluem estudantes com dificuldades ou transtornos, tais como: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Deficiência Intelectual (TDI), Transtornos Específicos de Aprendizagem (como dislexia, disgrafia e discalculia), deficiências sensoriais (visual e auditiva), deficiências físicas e transtornos emocionais e comportamentais. Todos esses estudantes têm direito à adaptação curricular, assegurando a inclusão e o acesso igualitário ao conteúdo educacional, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), pela Resolução CNE/CEB nº 2/2001 e pela Declaração de Salamanca de 1994.
A interação entre família, escola e equipe multidisciplinar é fundamental para que todos os aspectos envolvidos na adaptação curricular possam ser discutidos e otimizados, tendo, portanto, maior chance de sucesso.
1 Ylvisaker, M, Turkstra, L S, Coelho, C (2005) Behavioral and Social Interventions foi Individuals withTraumatic Brain Injury: A Summary of tne research with Clinical implications. In: Fonseca, R P, Miranda, M C, Seabra, A G (2020) Neuropsicologia Escolar (Cap. 25), 1ª ed. São Paulo: Clinical
Imagem: Canva