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Desenvolvimento da linguagem

POSTADO POR META | 04/11/2019

Sabemos que a linguagem está relacionada a uma estrutura cerebral geneticamente determinada, composta por um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionais que, usando uma sequência altamente estruturada de sons ou gestos, permite a comunicação de uma infinidade de ideias.
É uma função simbólica cujo processo de aquisição e desenvolvimento se dá a partir da interação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Ou seja, está associado a um processo maturacional influenciado pela estimulação ambiental e pelo desenvolvimento de outras funções como atenção, memória, percepção, inteligência, cognição e audição.

Falaremos agora de maneira bastante simplificada sobre as aquisições referentes a cada fase de desenvolvimento.

O processamento da linguagem envolve inicialmente a análise auditiva fonêmica e a articulação dos sons. Essa etapa se dá do primeiro ao sexto mês de idade e é caracterizada pelo balbucio, em que a criança realiza a discriminação e a percepção dos sons da língua, iniciando uma produção articulatória. Pode ser observado quando ouvimos a criança emitindo diferentes sílabas em repetição contínua: "padada"; "dadama".
A produção de palavras isoladas e dos primeiros sons consonantais (/p/, /m/, /t/, /k/) e vogais (/a/, /i/, /u/) que ocorre entre seis meses e um ano, requer uma programação e memória fonológica. Nesse período e até o final da aquisição dos sons da fala, por volta de cinco anos, devido à complexidade perceptiva e articulatória, é natural que a criança faça reduções e substituições de sons por outros, como por exemplo, [opa] para roupa, [cachoio] para cachorro.
Entre um e dois anos de idade a criança apresenta uma linguagem funcional através da produção de frases simples com limitada estrutura linguística, com o objetivo de solicitação de objetos e de ações e direcionamento de atenção. Nessa fase ocorre, ainda, um aumento do vocabulário decorrente da nomeação que se intensifica.
O uso da linguagem com o objetivo de pedir, informar, perguntar e interagir ocorre entre os dois e três anos de idade, porém, ainda, sobre situações presentes e concretas. A estrutura gramatical da frase se baseia no uso de substantivos (nomes) e verbos (ações), mas ainda não faz uso eficiente de pronomes, preposições e conjunções: "Esse meu boneca" ou "Eu bebeu tudo água" .
Na faixa etária de três a quatro anos as frases tornam-se gramaticalmente mais complexas quanto à flexão verbal, de gênero e de número: "Essa é minha boneca" ou "Eu bebi toda a água", mas também podem ocorrer algumas frases com desvio de flexão: "Eu que comei o pão". A linguagem já tem função informativa, relata experiências imediatas e propõe ações futuras: "Mamãe vai me levar na casa da vovó".
Entre os quatro e seis anos de idade a criança consegue identificar e produzir quaisquer sequências de fonemas conhecidas ou não, completando nesse período a aquisição do sistema fonológico (sons da língua). A linguagem já atinge a função narrativa, mantendo uma cronologia adequada de eventos. A criança se torna capaz de manter uma conversa com mais de uma pessoa, simultaneamente, sobre algo mencionado que não está presente ou algo abstrato. Nessa fase a estrutura morfossintática e semântica da frase começa a se consolidar. Isso quer dizer que já tem a capacidade de seguir tanto o conceito de categoria gramatical como o correto encadeamento das palavras: "Eu quero brincar porque hoje tem sol".
A partir dessa fase, desde que não haja nenhuma intercorrência, todas as estruturas da linguagem estarão formadas. Na medida em que ocorre a interação com o ambiente há um aumento de conhecimento e a linguagem vai se aprimorando cada vez mais.
É importante salientar que todo esse desenvolvimento serve de suporte para a aquisição da leitura e da escrita, que por sua vez contribuirá para a expansão da linguagem.



Equipe Meta

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